sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Let Speak About Dreams #2 - The Incredible Jazz Guitar Of Wes Montgomery


Nascido no ano de 1968 em Indianapolis, Indiana, Wes Montgomery é tido como um dos maiores ícones da guitarra jazzística. Nascido após os tempos áureos de Django Reinhardt e Charlie Christian, foi a ouvir tais senhores que Wes se começou a interessar pela guitarra. Embora só tenha começado a tocar guitarra aos 19 anos, passados seis meses já tocava profissionalmente.
Devido à sua tardia integração musical, Wes nunca se relevou um habilidoso leitor de pautas. Porém nascera com um incrível dom de sensibilidade auditiva, capacitando-o de tocar composições de seus ídolos apenas de ouvido.
Não tendo um trabalho fixo diário e tocando à noite em bares, só bastante tarde é que o americano alcançou notório sucesso.
O seu primeiro trabalho enquanto músico deu-se entre entre 1948 e 1950, numa tour em que acompanhou Lionel Hampton, o primeiro xilofonista da história do jazz. Regressado à sua terra natal, Wes grava com seus irmãos, Buddy e Monk, de onde resultam os primeiros registos musicais do guitarrista, Montgomery Brothers em 1958 e Far Wes em 1950. Antes de lançar o seu primeiro grande sucesso em 1960 pela JVC Victor, The Incredible Jazz Guitar Of Wes Montgomery, Wes ainda teve tempo para lançar dois álbuns pela editora Riverside, A Dinamic New Sound com o organista Melvin Rhyne e Movin' Along.
No resto da sua carreira 'Gomery gravou sempre como líder de banda, exceptuando quando se juntou para tocar com John Coltrane.
Acabaria por falecer em a 15 de Junho de 1968 de ataque cardíaco, com apenas 45 anos. Uma morte prematura que abalou os alicerces do Jazz.

Uma das principais características que distinguia Montgomery do outros guitarrista era a sua técnica. Embora utilizasse apenas o polegar para tocar, isto não o impedia de improvisar linhas de guitarra de extrema complexidade. Tanto a recusa a uma palheta como o seu estilo único de tocar oitavas tornavam a sua música bastante fluída e leve.
Wes foi decerto o primeiro a fazer uma guitarra falar, e através dela contar-nos uma história. No fundo fez com a guitarra o que John Coltrane andava a fazer com o saxofone ou Sonny Rollins com o saxofone tenor . Não só definindo standards ( com todo o seu fantástico phrasing) mas também elevando a guitarra a outro patamar, dando-lhe vida.
Em The Incredible Jazz Guitar Of Wes Montgomery, Wes define o som da clássica guitarra de jazz. Com uma melodia suave que navega ao longo do tempo, Wes conseguiu tornar-se um dos maiores guitarristas da sua era. A sua influência perdura notoriamente em músicos como Pat Martino, George Benson ou Pat Metheny, tidos como grandes nomes do jazz contemporâno.
Destaco "Airegin", em que Montgomery agarra numa composição de Rollins e a transforma na guitarra. Nesta peça é bem notório todo o delicado e subtil virtuosismo do seu polegar. De salientar também "In Your Own Sweet Way" de Brubeck e "West Coast Blues" do próprio.


Buy | Download


Artistas: Wes Montgomery, Tommy Flanagan, Percy Heath, Albert Heath
País: Estados Unidos da América
Ano: 1960
Editora: Riverside

Tracklist:

#1. Airegin (Sonny Rollins) 4.28
#2.
D-Natural Blues (Montgomery) 5.22
#3.
Polka Dots and Moonbeams (Burke, Van Heusen) 4.42
#4.
Four on Six (Montgomery) 6.15
#5.
West Coast Blues (Montgomery) 7.23
#6.
In Your Own Sweet Way (Dave Brubeck) 4.53
#7.
Mr. Walker (Montgomery) 4.32
#8.
Gone With The Wind (Herb Magidson, Allie Wrubel) 6.20

Sem comentários: