quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Axe to Fall"


Os Converge são hoje em dia uma das bandas de Metalcore mais repeitada no panorama. Formados em 1990, pode-se dizer que os Converge foram aqueles que tiveram o trabalho de montar a tenda de campanha onde hoje a maioria das bandas de Hardcore se abriga da chuva. E a verdade é que merecem tal estatuto. Diria mesmo que estão para o Metal como James Brown estava para a Soul. Desde a formação da banda que o colectivo de Boston tem vindo a trabalhar no duro para concretizarem o seu sonho: desde os primeiros dias em que tocavam covers de Punk e Heavy Metal, passando por temporadas em digressão com a agenda mais do que sobre-lotada, até aos dias de hoje em que continuam iguais a si mesmos.

A razão desta publicação tardia prende-se com o facto de a banda ter lançado já no passado Outubro de 2009 o seu 9º álbum de originais. Axe to Fall traz-nos os Converge de sempre, com o pé a fundo sem travar nas curvas. Embora tenham o estatuto, têm também a coragem de continuar a gravar com o mesmo espírito de sempre. E isso, hoje em dia, é mais do que louvável.
Embora a banda tenha progredido no sentido de uma sonoridade mais Metalcore, em todos os seus álbuns, e em especial neste último, perdura o cheirinho a Hardcore Punk. "Dark Horse" é um bom exemplo disso, em que a bateria nos relembra constantemente dos bons velhos tempos.
Com este evoluir em direcção ao Metalcore, é notório o surgimento de secções mais melódicas em que Jason Bannon aproveita para deixar por momentos o seu screamo de lado ("Slave Driver").
Com o passar dos anos, a banda cresceu em maturidade. Essa maturidade é expressa através de uma sonoridade cada vez mais densa, resultado da experiência e de um evoluir técnico que lhes permite explorar e dar o passo em frente.
Axe to Fall é sem dúvida um dos álbuns do ano de 2009 no que toca a sonoridade pesada. Sem espinhas.

9/10


Buy | Download


Artista: Converge
País: Estados Unidos da América
Ano: 2009
Editora: Epitaph Europe

Tracklist:

#1. Dark Horse 2.55
#2. Reap What You Sow 2.39
#3. Axe to Fall 1.41
#4. Effigy 1.43
#5. Worms Will Feed 5.53
#6. Wishing Well 2.50
#7. Damages 4.26
#8. Losing Battle 1.47
#9. Dead Beat 2.36
#10. Cutter 1.40
#11. Slave Driver 2.48
#12. Cruel Bloom 4.02
#13. Wretched World 7.11

Sem comentários: