quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Octahedron"

E ao quinto álbum, que a banda afirma ser o seu álbum acústico, o nível do grupo mantém-se. Com a qualidade já habitual, com temas a usarem letras muito mais introspectivas, este álbum seguramente agarra qualquer um, desde que aberto a uma nova sonoridade. Como ponto a destacar, a última aquisição do grupo, Thomas Pridgen. Para quem não sabe, este senhor é um baterista muito considerado no meio musical, sobretudo no meio do gospel e com uma técnica muito acima da média. É notório nos últimos trabalhos a sua mão, dando uma nova dimensão ao som da banda com a sua percussão muito característica. E esta secção de bateria tão diferente, em conjunto com o toque genial de Omar e a voz de Cedric Bixler-Zavala, atingiram um nível fantástico neste trabalho.

Há que deixar claro: estes rapazes continuam iguais a si próprios, com uma imprevisibilidade que poucos grupos conseguem ter e que poucos se arriscam a aproveitar. E tudo isto revela talento e criatividade. Criatividade essa que não fica pela parte musical, pois mesmo os títulos das faixas do álbum conseguem mencionar cientistas famosos, paisagens naturais e outras áreas da cultura popular.

A destacar neste álbum, ficam as músicas "Since we've been wrong" (e que diferença se sente entre o momento em que há uma bateria e a parte em que não há!), "Cotopaxi", que claramente marca uma diferença em relação ao restante do álbum, com uma energia explosiva pouco vista neste álbum e "Copernicus", onde se sente muito a utilização do teclado a embelezar a obra.

9.0/10


País: Estados Unidos da América
Ano: 2009
Editora: Warner Bros. Records / Mercury

Myspace

Tracklist:

1. "Since We've Been Wrong" 7:21
2. "Teflon" 5:04
3. "Halo of Nembutals" 5:31
4. "With Twilight as My Guide" 7:52
5. "Cotopaxi" 3:38
6. "Desperate Graves" 4:57
7. "Copernicus" 7:23
8. "Luciforms" 8:22

1 comentário:

ALF disse...

o album anterior era melhor, na minha opiniao...