terça-feira, 28 de julho de 2009

Paredes de Coura - Dia 3

Vamos ao terceiro dia deste festival, que muito provavelmente ficará para a história dos palcos portugueses. Mas já lá vamos.

O Palco Nokia irá abrir neste dia com Mundo Cão, uma banda de rock portuguesa com uma onda dark e em que qualquer semelhança nas letras com os trabalhos de Adolfo Luxúria Canibal, é mais que uma simples coincidência... Têm um novo trabalho a mostrar nos palcos nacionais e servirá sobretudo para começar a aquecer o público para o que virá.
Actuarão a seguir os Portugal.The Man, uma banda que apresenta os seus trabalhos de um género alternativo em que se nota uma grande influência do post-hardcore que marcou o seu início de carreira. Será seguramente uma agradável surpresa para muitos, ainda para mais com a sensação de viajar típica de uma certo nicho do post-hardcore. Trarão consigo os dois álbuns lançados na última semana, The Satanic Satanist e The Majestic Majesty.
Iniciando-se a fase nocturna, irão actuar os Blood Red Shoes, mais uma banda indie rock proveniente de Inglaterra. Este duo promete animar as hostes, com o seu trabalho influenciado por grupos norte-americanos ligados ao rock e punk.
Para começar a fase dos consagrados nesta noite, entrará então em acção Peaches. Com o glam-rock/electroclash com muitas referências sexualmente explícitas, a primeira sensação que fica é que esta presença no cartaz destoa um pouco. De qualquer modo, haverá com certeza grandes doses de animação.
Para concluir esta noite, o nome principal do dia, Nine Inch Nails. E se no início do texto me referi a poder fazer-se história, é esta a razão. Trent Reznor já disse que esta série de espectáculos na europa será a última e que posteriormente a tour americana marcará o fim da banda. E a história será possível exactamente por isso, por marcar o último espectáculo de Reznor em Portugal, o último espectáculo de um dos maiores artistas da sua geração e que manteve sempre uma posição de força contra a indústria discográfica. Tendo em conta todas as "condicionantes", espera-se um alinhamento correspondente a um verdadeiro "best of" de Nine Inch Nails.

No Palco After-Hours, iremos ter a presença de Kap Bambino e Punks Jump Up. Kap Bambino, é um duo francês conhecido pela sua electrónica com toques metálicos e pelas suas actuações ao vivo com uma energia muito fora do comum. O segundo grupo, trabalha à base de remixes de outros artistas, o que poderá ser muito interessante para os apreciadores do género de trabalhos.

O Jazz na Relva irá contar com a presença dos Space Ensemble, um colectivo do Porto, cuja amálgama de instrumentos incomuns se torna estranhamente atractiva.

Sem comentários: