quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Smells Like Flannel #2 - Maxinquaye


Seria considerado crime se um dia não escrevesse umas palavras sobre um dos álbuns que mais me assombra, criado por um dos artistas que mais me fascina. Maxinquaye, o primeiro álbum de Tricky.

Nascido em Knowle West, Bristol, Adrian Thaw é tido como a principal referência do movimento trip-hop, a par de bandas como Massive Attack, Björk, Portished, Thievery Corporation e Amon Tobin. Arrisco-me a coroá-lo de "Trip-Hop's Father".
Este movimento teve um grande impacte social pois veio fundir inúmeros géneros e correntes musicais que por muitos eram considerados imiscíveis. Misturar Rock com Hip-Hop era algo comparável a misturar pretos e brancos em pleno Apartheid. Passo o exagero.
Algum tempo antes de lançar o seu primeiro álbum a solo, Tricky dava-se a conhecer nas lides de rapper nos The Wild Bunch, grupo que daria, mais tarde, origem aos Massive Attack. Foi neste colectivo que “Tricky Kid” começou a ganhar o feedback que necessitava para seguir o seu caminho a solo.
Ao conhecer Martina Topley-Bird, Tricky encontrou a última peça do seu puzzle. Martina era o lado meigo que Tricky não conseguia expressar. Era seu o complemento musical e pessoal. Decidiram partir para estúdio e criar uma das mais belas obras-primas musicais que Bristol e mundo conheceram.
Maxinquaye, editado em 95, foi um álbum que veio conciliar o que já se previa. O nascimento de uma nova corrente cultural, corrente essa que é muito mais do que mera música: é High e Modern Art, é Lifestyle, é atitude. E Tricky faz as honras.



Artista: Tricky
País: Inglaterra
Ano: 1995
Editora: Island Records

Tracklist:

#1. Overcome 4.30
#2. Ponderosa 3.31
#3. Black Steel 5.40
#4. Hell Is Round The Corner 3.47
#5. Pumpkin 4.31
#6. Aftermath 7.39
#7. Abbaon Fat Tracks 4.27
#8. Brand New You're Retro 2.25
#9. Suffocated Love 4.53
#10. You Don't 4.39
#11. Strugglin' 6.39
#12. Feed Me 4.04


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Sem comentários: