quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Let Speak About Dreams #1 - My Point Of View


Herbie Hancock, um dos maiores nomes do jazz no que toca a teclas.
O seu percurso artístico começou na música clássica aos sete anos de idade, e desde cedo se foi revelando um verdadeiro prodígio ao piano. A confirmação do seu talento nato chegou quando aos onze anos executou o solo de uma composição para piano de Mozart, acompanhado da The Chicago Symphony.
Na verdade, Herbie nunca chegou a ter um professor de jazz. Como o próprio diz, o seu sentido harmónico/melódico foi-se construído a ouvir mestres como Oscar Peterson e George Shearing, que despertaram o seu gosto pelo estilo.
O ponto mais alto da sua carreira deu-se em 1963 quando Miles Davis o convidou para a formação do seu segundo grande quinteto ( Miles Davis na trompete, Wayne Shorter no saxofone, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria). Por esta altura, Herbie já tinha gravado o seu primeiro álbum a solo, Takin' Off, com o qual começava a ganhar atenção. Entre gravar o seu primeiro álbum a solo a fazer parte do quinteto de Miles estava apenas um passo, em parte proporcionado por Tony Williams, que apresentou o pianista a Miles.
Porém, durante o tempo que esteve a colaborar com Miles, Herbie tempo para gravar alguns trabalhos a solo pelo selo da Blue Note. Destacaremos, por hoje, My Point Of View.

My Point Of View, editado em 1963, foi a segunda gravação a solo de Herbie Hancock. Se com Takin' Off conseguiu surpreender meio mundo, com este novo trabalho o pianista mostrava que não se tratava de nenhum flop. Para o ajudar a provar que a sua inesperada estreia não tinha sido apenas um acto de sorte, Herbie recruta o seu amigo Tony Williams para a bateria, Grant Green para a guitarra, Donald Byrd para a trompete, Hank Mobley para o saxofone tenor, Chuck Israels para o baixo e Grachan Moncur III para o trombone.
Este segundo trabalho denota um som muito mais descontraído e sedutor quando comparado a Takin' Off. Estas diferenças são bastante notórias quando ouvimos "Blind Man, Blind Man", um rearranjo do grande sucesso "Watermelon Man" do álbum de estreia.
Em suma, My Point Of View veio confirmar que Herbie Hancock tinha chegado para ficar, e não apenas de passagem.


Buy | Download


Artista:
Herbie Hancock
País:
Estados Unidos da América
Ano:
1963
Editora:
Blue Note

Tracklist:

#1.
Blind Man, Blind Man 8.15
#2. A Tribute To Someone 8.40
#3.
King Cobra 6.51
#4.
The Pleasure Is Mine 4.00
#5.
And What If I Don't 6.30
#6.
Blind Man, Blind Man (alternate take) 8.21

1 comentário:

Assis disse...

Rapidshare sucks. Ta sempre overload nunca consigo sacar nada. usem outros. e usem diferentes para se poder sacar bues de uma vez ser tar a espera a tarde toda.