sábado, 14 de março de 2009

"A-Lex"

Primeiro que tudo, há que deixar claros certos aspectos em relação a este álbum: é o primeiro da carreira dos Sepultura, em que não surge qualquer um dos irmãos Cavalera (dos membros originais sobra apenas Paulo Jr.); em segundo lugar, fruto da ausência destes dois nomes, as expectativas baixam sempre uma vez que eram ambos considerados a alma da banda, nos últimos anos já reduzida a metade; e por último, a banda apostou na criação de um álbum conceptual, o que se já é difícil sair bem uma vez, imagine-se fazê-lo bem duas vezes e ainda por cima seguidas. E é por aqui que se pode muito bem começar a enquadrar o espírito do álbum.

Decidiram os Sepultura criar este álbum baseando-se na novela "A Clockwork Orange", mais conhecida pela sua adaptação ao cinema por Stanley Kubrick. Tendo em conta toda a temática abordada ao longo do enredo, é brilhante a forma como foi conseguido pelo grupo chegar a um trabalho desta qualidade. Raros são os momentos em que a pessoa não se sente embutida do espírito do filme, com uma "banda-sonora" desta qualidade. É impressionante como a sensação de um ambiente pesado, violento, hostil, se sente em quase todos os momentos durante a audição deste trabalho. Se alguém quer sentir a violência a crescer por algum tempo dentro de si, este é o álbum certo nesta altura. Mas não é só pela interpretação feita que se pode salientar, mas também as armas com que esta é realizada. Que fique bem claro que este é um álbum de thrash de grande nível e com o toque de música tribal que sempre pautou o trabalho de Sepultura. Um mimo.

Destaquem-se ainda algumas coisas como não podia deixar de ser. "Metamorphosis" e "Sadistic Values", são duas músicas poderosas, magistrais na criação da tal atmosfera, que rapidamente passa de uma sensação desconfortável de receio para um momento de completa insanidade e brutalidade. Por último, "Ludwig Van", onde a banda acompanha obras de Ludwig Van Beethoven de forma brilhante, aludindo a uma caracterísitca marcante da personagem Alex.

Resumindo, este é daqueles que não engana. Qualidade elevadíssima.

8.5/10


"A-Lex"

"A-Lex I" 1:53
"Moloko Mesto" 2:09
"Filthy Rot" 2:45
"We've Lost You" 4:13
"What I Do!" 2:01
"A-Lex II" 2:18
"The Treatment" 3:23
"Metamorphosis" 3:01
"Sadistic Values" 6:50
"Forceful Behavior" 2:27
"Conform" 1:54
"A-Lex III" 2:03
"The Experiment" 3:28
"Strike" 3:40
"Enough Said" 1:36
"Ludwig Van" 5:29
"A-Lex IV" 2:46
"Paradox" 2:15

Sem comentários: