quinta-feira, 19 de março de 2009

"The Crying Light"

Por mais que Antony chore, as suas músicas sempre nos iluminaram com a sua beleza sobrenatural. Uma voz que tanto geme por tristeza como por felicidade.
O talento inato de Antony para compor já não é de agora, como nos tinha dado a perceber o mundialmente aclamado I Am A Bird Now. The Crying Light vem confirmar aquilo que todos nós já sabíamos: que Antony cria composições épicas.


Este seu novo álbum apoia-se novamente na dicotomia infância/velhice. Em temas como Her Eyes Are Underneath The Ground, One Dove ou mesmo Kiss My Name, o músico inglês começa por remeter para a sua infância, descrevendo como era feliz, e acaba prevendo a sua velhice, o seu Fado. Interessante como a música toma aqui os contornos da vida, associando o início da música à infância (inicio da vida) e fim da mesma com a morte.
Já em Aeon, o músico escreve sobre a morte do pai, para a qual não estava preparado: “Hold my father/For it is myself/Without him I wouldn’t exist”. De salientar também temas como o desejo de regresso a casa em Everglade, a necessidade de fuga para outra vida em Another World e uma viagem por um ataque epilético de lobo temporal em Epilespy is Dancing, composição que nos leva a um lugar decerto especial.
Apenas saliento de negativo o facto de os vocais em Dust and Water se poderem tornar um pouco irritativos.


The Crying Light revela-se um trabalho para além do aspecto musical, um trabalho que nos levanta a curiosidade sobre o que Antony tem para nos dizer. Um registo que se faz soar mágico e que puramente excede o banal. Sublime.

8.0 /10

P.S.: Como em qualquer composição, vários pontos de vista podem ser adoptados relativamente à sua essência, consoante a ligação criada entre música-letra-pessoa.






"Her Eyes Are Underneath the Ground" (Antony & Nick Hegarty) - 4:24
"Epilepsy Is Dancing" - 2:42
"One Dove" (Antony & Barry Reynolds) - 5:34
"Kiss My Name" - 2:48
"The Crying Light" - 3:18
"Another World" - 4:00
"Daylight and the Sun" - 6:21
"Aeon" - 4:35
"Dust and Water" - 2:50
"Everglade" - 2:58


Sem comentários: